sexta-feira, 23 de março de 2012

II Revoada Missionária fortalece missão da RCC no Marajó


II Revoada Missionária fortalece missão da RCC no Marajó

Os profissionais do Reino que participaram da II Revoada Missionária deixaram o município de Afuá/PA na noite da última quinta-feira (22). Eles voltam para suas casas com o sentimento de dever cumprido, já que há várias evidencias de que mais portas foram abertas para a Missão Marajó, da RCCBRASIL. Durante 10 dias, os missionários percorreram o município de Afuá e visitaram comunidades do interior, aonde só se chega de barco. Uma equipe multidisciplinar possibilitou à Revoada 2012 estabelecer parcerias com o poder público e fortalecer ainda mais a missão da RCC em terras marajoaras.

Entre as atividades realizadas pelos missionários, estiveram visitas às famílias das 120 crianças assistidas pelo Projeto Anjo da Guarda, palestras preventivas de saúde bucal e DST, avaliação de saúde pública, além da viagem para o interior de Afuá, onde foram realizadas ações de saúde para dezenas de comunidades ribeirinhas. “Esta Revoada foi muito importante a Missão Marajó, uma vez que, hoje, precisamos de que cada vez mais profissionais do reino se doem e doem conhecimento. Os missionários vão, mas deixam frutos duradouros”, destacou Virtes Romani, coordenadora da casa de missão.

Nove profissionais fizeram parte desta edição: Andrea Marcilio, enfermeira de São Gonçalo/RJ; Mari Estela Tiburri, dentista de Santa Catarina; Giselli Costa, nutricionista de Presidente Prudente/SP; Cristiane Barbosa, fisioterapeuta de Niterói/RJ; Marcos Tadeu, fisioterapeuta de Macapá; Ariene Patricia, psicóloga de Porto Velho/RO e missionária da Casa de Missão da RCC em Afuá/PA e Loiva Menezes, assistente Social de Caxias do Sul/RS. Além destes, participaram a estudante de arquitetura de Presidente Prudente/SP, Lívia Silva e Jersey Simon, estudante de jornalismo de Macaé/RJ, responsável pela comunicação da Revoada.

A coordenadora do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Afuá, Neuza Maria, reconheceu o trabalho da RCC na cidade. “O trabalho que cada missionário realizou aqui tem uma validade muito grande. Complementa as ações que o CRAS já vem desenvolvendo. Muitas crianças que estão conosco também participam do Projeto Anjo da Guarda; por isso estamos abertos à missão, abertos para somar com a RCC”, declarou.

O Projeto Anjo da Guarda ganhou uma ação especial, no sábado (17). Enquanto as crianças participavam de momentos de recreação e aprendiam a cuidar da higiene bucal; as mães e pais recebiam atendimento gratuito de saúde. Orientações com fisioterapeutas, assistente social e nutricionista complementaram a ação. Na ocasião, foram entregues os uniformes das crianças assistidas pelo projeto e distribuído bolo em comemoração aos aniversariantes do mês.

Ação para os ribeirinhos e Campanha da Fraternidade

No domingo (18), os missionários partiram para o interior da pequena Afuá, às margens do Rio Charapucu e Santa Maria. A primeira parada foi na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, onde participam aproximadamente 50 famílias. O barco foi cedido pela prefeitura de Afuá, que mandou profissionais da área da saúde para auxiliar na missão. “Foi muito importante para nós essa parceria. O barco foi fundamental para carregarmos os remédios, nos alimentarmos e dormirmos”, disse Andrea Marcílio, coordenadora da Revoada 2012.

Para a Irmã Maria Inês da Silva, que é coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Afuá, o trabalho dos profissionais da RCC na Ilha de Marajó está em comunhão com o apelo da Igreja. “Vejo que a cada visita dos missionários, que são também excelentes profissionais de saúde, atende o clamor da Igreja, sobretudo com a Campanha da Fraternidade deste ano que traz como tema ‘fraternidade e saúde pública’. A RCC está contribuindo para ‘que a saúde se difunda sobre a terra’”, declarou a Irmã que pertence à congregação das Irmãs da Providência de Gap (MG).

“O povo chega a mim e conta como a evangelização de vocês é diferente. Vejo muita humildade, amor e alegria quando um de vocês está servindo. Fico feliz em saber que antes de ir a campo, há uma escuta para que o caminho seja guiado pelo Espírito Santo e para povo. Que este projeto continue, pois está fortalecendo ainda mais a missão da RCC no Marajó”, afirmou a Irmã, que é também enfermeira.

Maria Anunciação foi uma das que recebeu atendimento na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima. “Nem acreditei quando vi os missionários. Às vezes nos sentimos um pouco sem esperança. Algumas coisas são mais difíceis para nós que moramos isolados. Agente vive mesmo pela fé e quando vemos pessoas que largam tudo e vêm nos ajudar, nos dá mais força”, testemunhou. Durante a ação, 200 atendimentos foram realizados, além de palestras.

Já na segunda-feira (19), na pequena vila de Santa Maria, que fica à 6h da cidade de Afuá/PA, ninguém trabalhou, foi à escola ou realizou atividades comuns do dia-a-dia. A data ficará marcada na vida de dezenas daquelas famílias ribeirinhas que acolheram com carinho os missionários da RCC. E o dia começou com um momento de oração e celebração da palavra de Deus. Logo depois, os missionários deram início às palestras e aos atendimentos.

Além da pequena vila, outras sete comunidades participaram da ação, totalizando cerca de 400 ribeirinhos. Para o catraieiro Basílio Silva, a ajuda veio em boa hora. “Precisamos atravessar 7h de rio para conseguir um atendimento digno de saúde, e às vezes nem encontramos. É uma benção ter os missionários aqui conosco. Eles servem com muita alegria e amor”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário