sábado, 17 de março de 2012

Desbravando a realidade do Marajó:


Missionários visitam famílias em Afuá/PA

Esta quinta (15) e sexta-feira (16) foram dias importantes para a II Revoada Missionária que acontece na pequena cidade de Afuá/PA, na Ilha de Marajó. Os profissionais missionários fizeram visitas às casas das famílias assistidas pelo Projeto Anjo da Guarda, da RCC Brasil. Durante o trajeto, verdadeiros desafios. Além da dificuldade de andar sobre os trapiches (“ruas” estreitas construídas com tábuas para que os moradores não pisem na várzea do rio), os missionários encontraram uma realidade dura e entristecedora.

Em muitas casas, graves problemas patológicos como dificuldade respiratória, infecções, gripes, sinais aparentes de verminose e problemas de pele. As famílias visitadas receberam atendimento de enfermagem e de outras especialidades ligadas à saúde, entre elas, fisioterapia, odontologia e nutrição. Todas as crianças e pais foram adequadamente medicados pelos profissionais que levaram, também, a palavra de Deus.

Em uma das casas visitadas, mãe e filhos não comiam e não bebiam há dois dias. “O único alimento daquele lar, naquele momento, foi a oração que nós fizemos. Além de medicá-los, levamos um pouco de esperança para eles”, retratou Marcos Tadeu, fisioterapeuta e missionário de Macapá/MP, que integrou a equipe da Revoada nesta quinta-feira. Mais tarde, após o encerramento das visitas, os missionários voltaram a casa e levaram mantimentos para a família.

Durante as atividades missionárias, a assistente social, Loiva Menezes foi ao encontro do menino João Victor, de dois anos, que ela apadrinha no Projeto Anjo da Guarda. “Foi emocionante encontrar aquele menino lindo, forte e com saúde. Segurei para não chorar ao ver alguém que, de longe, eu posso ajudar a se desenvolver”, contou ela que atualmente coordena o ministério de promoção humana da RCC Brasil.  

Ao todo, mais de 270 atendimentos foram realizados. “Além das 35 famílias assistidas pelo Projeto Anjo da Guarda, entre quinta e sexta-feira, atendemos mais 10 casas, totalizando 45 famílias. Quando íamos visitar as crianças assistidas os vizinhos nos chamavam, pediam consulta, e nós aproveitávamos para orar com eles. A missão foi muito positiva”, avaliou a nutricionista e missionária Giselli Costa.

Ao fim da tarde desta sexta-feira, Dom José Luís Azcona, Bispo do Marajó, por telefone, elogiou a iniciativa do movimento e concedeu uma benção apostólica aos missionários da Revoada. “Esse projeto trás coragem, força e esperança a este povo do Marajó. É uma grande graça ser contemplado com a presença de profissionais do reino. Que todos os missionários recebam minha benção e o carinho do povo marajoara”, incentivou.

As atividades desta segunda edição da Revoada Missionária continuam no final de semana. Uma ação voluntária para crianças e familiares assistidos pelo Projeto Anjo da Guarda acontece neste sábado (17). Cerca de 400 atendimentos de saúde devem ser realizados, além de palestras. Na ocasião, serão entregues os novos uniformes do Projeto. Já no domingo (18), as atividades acontecem no interior de Afuá. Lá, as ações devem contemplar as comunidades ribeirinhas. A viagem, de barco, dura aproximadamente cinco horas


Por Jersey Simon,
Responsável pela comunicação da II Revoada Missionária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário