domingo, 15 de janeiro de 2012

Missionários da casa de Afuá vivenciam Retiro com Padre Cláudio


Os missionários da casa da Missão Marajó Afuá parou suas atividades normais e sai durante três dias para um retiro espiritual que já é de costume a cada três meses.
Saímos da sede da cidade de Afuá na manhã da quarta-feira, dia 11 de janeiro, logo após participarmos da Santa Missa. 
O nosso retiro aconteceu em uma comunidade ribeirinha chamada Santo Antonio do Aningal, não muito longe da cidade, cerca de 50 minutos navegando com uma pequena embarcação.
Participaram do retiro os missionários Carlos Ronan, Renato Vergopolan, Ariene Patrícia e Virtes Romani, além de Padre Claudio, que nos assessorou conduzindo os trabalhos, e Ezequiel, parceiro da missão, que nos ajudou muito durante o retiro cozinhando para que os missionários aproveitassem o Maximo esse momento.
Junto com padre Cláudio que depois de nos direcionar nas reflexões e de rezar conosco saímos para uma pescaria, um momento de descontração e fraternidade. O local era propício, uma vez que estávamos no Rio Aningal.
A comunidade que nos acolheu podemos chamar de paraíso, Deus foi generoso e nos proporcionou um local abençoado para um retiro no silêncio, convívio com a natureza, o que nos conduzia ao louvor ao Senhor a cada momento.
Durante os três dias iniciávamos com o café da Manhã, logo em seguida a oração das  laudes, e depois  a Santa Missa.
No segundo momento padre Claudio com sua sabedoria nos levava a refletir sobre três temas: Vocação, missão e oração
A noite, depois do jantar, nos reuníamos no trapiche (ponte) e ali fazíamos a nossa partilha tudo o que vivenciamos durante o dia,  partilhávamos entre todos, foi um momento riquíssimo e de grande conhecimento de si mesmo e do irmão.
As 22 horas da noite os motores geradores de energia eram desligados e então ficávamos no clarão da lua e das estrelas, dormíamos nas redes, na varanda e alguns dentro do centro da comunidade.
Foi bênção de Deus para nós podermos parar um pouco e silenciar, rezar e partilhar. 
Todos nós, missionários e Renovação Carismática Católica, somos agradecidos  ao padre Cláudio, pela sua disponibilidade em nos acompanhar nestes dias, nos direcionar e nos aconselhar.
Não temos duvidas que a estadia do padre Cláudio aqui  é presente de Deus para nós.
Regressamos na tarde de sexta-feira, 13,  para retomarmos nossas atividades missionárias junto a comunidade.
A Deus todo louvor pela graça que nos concedeu nestes dias, renovar as nossas forças, nos abastecer de sua graça e ficarmos encharcados do Espírito Santo, isso nos dará forças para nos mantermos de pé nesta missão e respondermos nosso chamado.
Virtes Romani
Missionária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário