segunda-feira, 30 de abril de 2012

Missão Marajó Afuá recebe novo misisonário


A Missão Marajó Afuá esta em clima de festa!! 
A chegada do mais novo missionário nesta casa nos renovou o ânimo e esperança de cumprir nossa missão no Marajó.
Na ultima quinta feira, 26 de abril,  por volta das  23 horas, chegou aqui em Afuá,  José Joviano, vindo de Tremembé, diocese de Taubaté em São Paulo.


Com certeza Joviano vem para fazer a diferença, nossa equipe o aguardava com alegria, quanto mais operários na messe, mais levaremos adiante a evangelização, e o nosso objetivo como RCC que de "Semear a Cultura de Pentecostes" nos corações, será alcançados com a doação e a alegria de cada um de nós que aqui estamos.

Bem vindo Joviano, que você possa amar este povo e dar tudo de si para que o Reino de Deus aconteça nesta terra, ou nestas águas do Marajó.
O tempo que vivemos, são tempos difíceis, mas também são tempos de graças.
Louvamos e exaltamos ao nosso Deus, por nos conceder viver esse tempo de missão.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Missionário Carlos Ronan visita comunidades ribeirinhas com Padre Silvio



Nessa nova fase da Missão Marajó em Afuá, nosso missionário Carlos Ronan viajou com Padre Silvio para o interior em visita de desobriga. Visitas que são realizadas anualmente pelo padre para levar os sacramentos, organização das comunidades e formação.

Ele ficou no interior durante 13 dias com padre Silvio,visitaram 13 comunidades, durante esse dias ele pode perceber a alegria do povo quando o padre chega, algumas comunidades são bem organizadas outras ainda estão quase sendo fechadas por falta de lideranças.



o que mais chamou sua atenção foi a alegria das crianças,e a força dos jovens, em algumas comunidades.
os professores tem um papel importante na maioria das comunidades são eles os que evangelizam, pelo fato de saberem ler e escrever .



Para mim, diz Carlos Ronan,  foi uma grande lição de fé ter estado nestes dias com os irmãos do interior.

O Missionário ficou feliz por ver muitas comunidades com Jesus Eucarístico, isso significa que o povo vive mais os sacramentos.

Festa de Páscoa Anjo da Guarda - Afuá


Foi festejada a Festa da Páscoa com as crianças do projeto Anjo da Guarda em Afuá. 

Na oportunidade foram entregues a cada família uma cesta básica(contedo 14 itens) 
As crianças participaram da Celebração da Palavra com o missionário Carlos Ronan, pode-se observar que elas ficaram bem atentas  no  que ele falava sobre  a páscoa. 
Após a Celebração, as crianças tiveram suas atividades recreativas com os voluntários, depois o lanche foi servido (bolo com refrigerante) e no final, foi entregue a cada criança uma sacolinha contendo chocolate, bombons e panetone. 
O que mais marcou esta festa, foi a alegria estampada no rosto de cada criança, comemorando a ressurreição de Jesus Cristo.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Missa de 25 anos de Sagração Episcopal de Dom José Luis Azcona



Adicionar legenda



Dia 11 de Abril de 2012, dia em o povo de Deus do marajó se reuniu para comemorar os 25 anos de Sagração Episcopal de Dom José Luis Azcona Hermoso, bispo do Marajó.




O dia de sua sagração é 5 de abril, a celebração foi mudada para dia 11 em função da Semana Santa.




Soure estava em festa, a tarde reunimo-nos na Casa de Retiro Betânia para um almoço em homenagem ao nosso bispo, ali presente muitos padres, religiosas  missionários.




A tarde, o próprio bispo levou os visitantes para um passeio turístico pela cidade de Soure e a noite foi o grande momento, aMissa em Ação de Graças pelos jubileu de dom José Luis.











Ele mesmo celebrou e eram cerca de dois mil os participantes que lotaram a quadra do Centro Comunitário de Soure.




Após uma belíssima procissão de entrada e a música "Vamos Cantar Marajó" Dom José Luis Azcona saudou o seu povo e passou a palavra para Padre José Antonio, Vigário Geral da Prelazia do Marajó, que se encarregou de apresentar os presentes, destacamos alguns que vieram celebrar com nosso bispo.



Dom Alberto Taveira (Arcebispo Metropolitano de Belém), Dom Teodoro Tavares, (Bispo auxiliar de Belém), Dom Zico (Arcebispo Emérito de Belém), Dom Jesus Sizalvi (Bispo de Cametá e presidente do Regional Norte II), Dom Alécio Sacato (Bispo de Ponta de Pedras.




Padre Donizeti (Canção Nova), Padre Pedro (Obra de Maria), Padre Manuel Nunes (Reitor do Seminário Maior), Padre José Antonio (Reitor do Seminário Menor), Padre Antonio Neto (Promotor Vocacional), Frei João Antonio (Pároco em Queluz), Frei Alessandro (Pároco em Soure), Frei Edson (Vigário em Portel), Padre Tadeu (Pároco em Melgaço), Frei Gabriel (Pároco da Paróquia de Sant'Ana de Breves), Frei Zezinho (Vigário da Paróquia de Sant'Ana de Breves), Padre Élcio (Pároco da Paróquia São José e Santa Teresinha de Breves), Padre Cleiton (Vigário da Paróquia São José e Santa Teresinha de Breves), Padre Casimiro (Pároco em Bagre), Padre Dirceu (Igreja Irmã de Itabira e Cel. Fabriciano), Padre Adenilson (Pároco em Anajás), Padre Remi (Vigário em Anajás), Padre Silvio (Pároco em Afuá), Padre Glauciney (Pároco em Chaves) e Padre José Otávio (Pároco em Soure).






As casas religiosas e missionárias também estavam representadas e foram acolhidas, Irmãs  da Caridade de santana, Irmãs de Notre Dame, Irmãs Agostinianas Missionárias, Filhas da Divina Graça, Comunidade Obra de Maria, Comunidade Shalon, Comunidade Nova Aliança, Comunidade Ágape da Cruz, Missão Marajó.




Seminaristas da Prelazia do Marajó, representantes da CNBB Regional Norte II e autoridades civis também foram citados.




Toda a celebração foi enriquecida pelas apresentações de dança do Regional Cruzeirinho que, com seu carimbó, ajuda a perpetuar a cultura marajoara em nosso meio.




Em sua homilia, Dom José Luis agradeceu a Deus por ser Agostiniano Recoleto, citou seus antecessores Dom Afonso e Dom Aquílio, citou também os freis Agostinianos Recoletos que literalmente deram a vida pela evangelização do Marajó, sendo que dois deles estão ali sepultados em Soure, falecidos devido a afogamento durante trabalhos de evangelização no Rio Paracauary.




Trechos fortes de sua homilia ficarão gravados em nosso corações e nossas mentes por muito tempo. em um momento ele dizia com voz suave: "Eu não entendo nada de politica, eu não entendo nada de economia, eu não sei nada de organização social. Mas, se me deixo guiar pelo Espírito santo, faço grandes coisas..."

Imagem do Congresso Carismático em 1987



Falando sobre o sacerdócio seu e de seus irmãos, ele dizia relembrar durante a semana as palavras de Jesus no mente das oliveiras quando ele orava, "Pai, consagra-os na verdade".. E dizia"A Palavra é a Verdade, Cristo é a Palavra, a Verdade é Cristo. Sacerdote, consagra-te a Cristo Jesus em todo seu sacerdócio. Não há sacerdócio fora da Palavra, fora da Verdade, Fora de Cristo Crucificado".




E acrescentou:
"A Condição de Sacerdote e Bispo não pode ser compreendida se não for pela morte de Jesus"




Por fim, testemunhou os seus 27 anos de Marajó, 25 de bispo, falou sobre suas lutas e lembrou daqueles que fazem parte dessa história.




A Santa Missa segui com seu rito com as danças homenageando o bispo e também a Nossa Senhora de Nazaré padroeira de toda a amazônia.




Ao final, Dom Alberto Taveira falou sobre a pessoa de Dom José Luis, e também Dom Jesus, em nome do Regional Norte II se manifestou, os dois ressaltaram as virtudes do homem José Luis que é um amigo que sobretudo os leva a crer mais em Deus e serem homens de oração.
Após cantarmos o parabéns, encerramos a Santa Missa ao som de "Igreja Marajoara" e muitos correram para abraçar o bispo.




Após a Santa Missa um coquetel, danças típicas, vídeo com a biografia do homenageado.




Deus abençoe Dom José Luis Azcona, não apenas um bispo, um Profeta de Nossos Tempos.






Viva!!! Viva!!!