quarta-feira, 28 de março de 2012

Dom Azcona dirige-se aos missionários da II Revoada Missionária

Paz e alegria no Senhor!

"Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz"!

Glorifico a Deus por ter derramado o seu Espírito sobre vocês e vos ter enviado ao Marajó a anunciar o evangelho aos pobres. Obrigado porque vocês estão colocando entre nós  o sinal mais autêntico da evangelização proclamado enfáticamente por Jesus: "E os pobres são evangelizados".

Como o Filho de Deus em Missão, também vocês "Pregam o Evangelho e curam os doentes".
É dizer, realizam a evangelização integral. " Com palavras e ações, Jesus anunciava o Reino de Deus" (Dei Verbum).

Verdadeiramente por vocês participantes da Revoada Missionária o Reino de Deus de modo integral está chegando em Afuá. E como com Jesus, acontece também o nosso povo Marajoara se enche de alegria com vocês e glorifica ao Pai que etá nos céus.


Como Bispo de Marajó desejaria  que esse Espírito Missionário em cada um de vocês não esmoreça pelas preocupações (a fé legítima) deste mundo. Pelo contrário, cresça cada vez mais até o dia  de Cristo Jesus de modo preciso e comprometido.





Minha gratidão eterna à Virtes e Comunidade Missionária de Afuá e a Marcos Volcan e Márcio Zolin, apaixonados  pela Missão Marajó.

╬ Dom José Luis
Bispo do Marajó

sexta-feira, 23 de março de 2012

II Revoada Missionária fortalece missão da RCC no Marajó


II Revoada Missionária fortalece missão da RCC no Marajó

Os profissionais do Reino que participaram da II Revoada Missionária deixaram o município de Afuá/PA na noite da última quinta-feira (22). Eles voltam para suas casas com o sentimento de dever cumprido, já que há várias evidencias de que mais portas foram abertas para a Missão Marajó, da RCCBRASIL. Durante 10 dias, os missionários percorreram o município de Afuá e visitaram comunidades do interior, aonde só se chega de barco. Uma equipe multidisciplinar possibilitou à Revoada 2012 estabelecer parcerias com o poder público e fortalecer ainda mais a missão da RCC em terras marajoaras.

Entre as atividades realizadas pelos missionários, estiveram visitas às famílias das 120 crianças assistidas pelo Projeto Anjo da Guarda, palestras preventivas de saúde bucal e DST, avaliação de saúde pública, além da viagem para o interior de Afuá, onde foram realizadas ações de saúde para dezenas de comunidades ribeirinhas. “Esta Revoada foi muito importante a Missão Marajó, uma vez que, hoje, precisamos de que cada vez mais profissionais do reino se doem e doem conhecimento. Os missionários vão, mas deixam frutos duradouros”, destacou Virtes Romani, coordenadora da casa de missão.

Nove profissionais fizeram parte desta edição: Andrea Marcilio, enfermeira de São Gonçalo/RJ; Mari Estela Tiburri, dentista de Santa Catarina; Giselli Costa, nutricionista de Presidente Prudente/SP; Cristiane Barbosa, fisioterapeuta de Niterói/RJ; Marcos Tadeu, fisioterapeuta de Macapá; Ariene Patricia, psicóloga de Porto Velho/RO e missionária da Casa de Missão da RCC em Afuá/PA e Loiva Menezes, assistente Social de Caxias do Sul/RS. Além destes, participaram a estudante de arquitetura de Presidente Prudente/SP, Lívia Silva e Jersey Simon, estudante de jornalismo de Macaé/RJ, responsável pela comunicação da Revoada.

A coordenadora do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Afuá, Neuza Maria, reconheceu o trabalho da RCC na cidade. “O trabalho que cada missionário realizou aqui tem uma validade muito grande. Complementa as ações que o CRAS já vem desenvolvendo. Muitas crianças que estão conosco também participam do Projeto Anjo da Guarda; por isso estamos abertos à missão, abertos para somar com a RCC”, declarou.

O Projeto Anjo da Guarda ganhou uma ação especial, no sábado (17). Enquanto as crianças participavam de momentos de recreação e aprendiam a cuidar da higiene bucal; as mães e pais recebiam atendimento gratuito de saúde. Orientações com fisioterapeutas, assistente social e nutricionista complementaram a ação. Na ocasião, foram entregues os uniformes das crianças assistidas pelo projeto e distribuído bolo em comemoração aos aniversariantes do mês.

Ação para os ribeirinhos e Campanha da Fraternidade

No domingo (18), os missionários partiram para o interior da pequena Afuá, às margens do Rio Charapucu e Santa Maria. A primeira parada foi na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, onde participam aproximadamente 50 famílias. O barco foi cedido pela prefeitura de Afuá, que mandou profissionais da área da saúde para auxiliar na missão. “Foi muito importante para nós essa parceria. O barco foi fundamental para carregarmos os remédios, nos alimentarmos e dormirmos”, disse Andrea Marcílio, coordenadora da Revoada 2012.

Para a Irmã Maria Inês da Silva, que é coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Afuá, o trabalho dos profissionais da RCC na Ilha de Marajó está em comunhão com o apelo da Igreja. “Vejo que a cada visita dos missionários, que são também excelentes profissionais de saúde, atende o clamor da Igreja, sobretudo com a Campanha da Fraternidade deste ano que traz como tema ‘fraternidade e saúde pública’. A RCC está contribuindo para ‘que a saúde se difunda sobre a terra’”, declarou a Irmã que pertence à congregação das Irmãs da Providência de Gap (MG).

“O povo chega a mim e conta como a evangelização de vocês é diferente. Vejo muita humildade, amor e alegria quando um de vocês está servindo. Fico feliz em saber que antes de ir a campo, há uma escuta para que o caminho seja guiado pelo Espírito Santo e para povo. Que este projeto continue, pois está fortalecendo ainda mais a missão da RCC no Marajó”, afirmou a Irmã, que é também enfermeira.

Maria Anunciação foi uma das que recebeu atendimento na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima. “Nem acreditei quando vi os missionários. Às vezes nos sentimos um pouco sem esperança. Algumas coisas são mais difíceis para nós que moramos isolados. Agente vive mesmo pela fé e quando vemos pessoas que largam tudo e vêm nos ajudar, nos dá mais força”, testemunhou. Durante a ação, 200 atendimentos foram realizados, além de palestras.

Já na segunda-feira (19), na pequena vila de Santa Maria, que fica à 6h da cidade de Afuá/PA, ninguém trabalhou, foi à escola ou realizou atividades comuns do dia-a-dia. A data ficará marcada na vida de dezenas daquelas famílias ribeirinhas que acolheram com carinho os missionários da RCC. E o dia começou com um momento de oração e celebração da palavra de Deus. Logo depois, os missionários deram início às palestras e aos atendimentos.

Além da pequena vila, outras sete comunidades participaram da ação, totalizando cerca de 400 ribeirinhos. Para o catraieiro Basílio Silva, a ajuda veio em boa hora. “Precisamos atravessar 7h de rio para conseguir um atendimento digno de saúde, e às vezes nem encontramos. É uma benção ter os missionários aqui conosco. Eles servem com muita alegria e amor”, disse. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Prêmio ANU 2012 - Carta de agradecimento


                                                                                                                                         
















À
Renovação Carismática Católica

A CUFA – Central Única das Favelas agradece e parabeniza a ação “Anjo da Guarda” pela presença no Prêmio Anu 2012 realizado no dia 28 de fevereiro, no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, representada por Virtes Romani. Para nós, sua presença foi imprescindível neste momento único na vida de tantas pessoas.

A CUFA criou o Prêmio Anu com o intuito de valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagem social em todo Brasil. Essas iniciativas é o que fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Beneficiam a sociedade como um todo, gerando crescimento para os espaços em que vivem e uma melhora na autoestima dos que de alguma forma são afetados.

Saiba como foi o Prêmio Anu 2012: www.premioanu.com.br


Celso Athayde
Direção Geral
Rua Carvalho de Souza, 137 bloco 4 sala 111- Madureira
Cep. 21350-180- RJ
Tels.: (21) 3015-5927/3015-7113/2458-8035
Site: www.cufa.org.br

sábado, 17 de março de 2012

Desbravando a realidade do Marajó:


Missionários visitam famílias em Afuá/PA

Esta quinta (15) e sexta-feira (16) foram dias importantes para a II Revoada Missionária que acontece na pequena cidade de Afuá/PA, na Ilha de Marajó. Os profissionais missionários fizeram visitas às casas das famílias assistidas pelo Projeto Anjo da Guarda, da RCC Brasil. Durante o trajeto, verdadeiros desafios. Além da dificuldade de andar sobre os trapiches (“ruas” estreitas construídas com tábuas para que os moradores não pisem na várzea do rio), os missionários encontraram uma realidade dura e entristecedora.

Em muitas casas, graves problemas patológicos como dificuldade respiratória, infecções, gripes, sinais aparentes de verminose e problemas de pele. As famílias visitadas receberam atendimento de enfermagem e de outras especialidades ligadas à saúde, entre elas, fisioterapia, odontologia e nutrição. Todas as crianças e pais foram adequadamente medicados pelos profissionais que levaram, também, a palavra de Deus.

Em uma das casas visitadas, mãe e filhos não comiam e não bebiam há dois dias. “O único alimento daquele lar, naquele momento, foi a oração que nós fizemos. Além de medicá-los, levamos um pouco de esperança para eles”, retratou Marcos Tadeu, fisioterapeuta e missionário de Macapá/MP, que integrou a equipe da Revoada nesta quinta-feira. Mais tarde, após o encerramento das visitas, os missionários voltaram a casa e levaram mantimentos para a família.

Durante as atividades missionárias, a assistente social, Loiva Menezes foi ao encontro do menino João Victor, de dois anos, que ela apadrinha no Projeto Anjo da Guarda. “Foi emocionante encontrar aquele menino lindo, forte e com saúde. Segurei para não chorar ao ver alguém que, de longe, eu posso ajudar a se desenvolver”, contou ela que atualmente coordena o ministério de promoção humana da RCC Brasil.  

Ao todo, mais de 270 atendimentos foram realizados. “Além das 35 famílias assistidas pelo Projeto Anjo da Guarda, entre quinta e sexta-feira, atendemos mais 10 casas, totalizando 45 famílias. Quando íamos visitar as crianças assistidas os vizinhos nos chamavam, pediam consulta, e nós aproveitávamos para orar com eles. A missão foi muito positiva”, avaliou a nutricionista e missionária Giselli Costa.

Ao fim da tarde desta sexta-feira, Dom José Luís Azcona, Bispo do Marajó, por telefone, elogiou a iniciativa do movimento e concedeu uma benção apostólica aos missionários da Revoada. “Esse projeto trás coragem, força e esperança a este povo do Marajó. É uma grande graça ser contemplado com a presença de profissionais do reino. Que todos os missionários recebam minha benção e o carinho do povo marajoara”, incentivou.

As atividades desta segunda edição da Revoada Missionária continuam no final de semana. Uma ação voluntária para crianças e familiares assistidos pelo Projeto Anjo da Guarda acontece neste sábado (17). Cerca de 400 atendimentos de saúde devem ser realizados, além de palestras. Na ocasião, serão entregues os novos uniformes do Projeto. Já no domingo (18), as atividades acontecem no interior de Afuá. Lá, as ações devem contemplar as comunidades ribeirinhas. A viagem, de barco, dura aproximadamente cinco horas


Por Jersey Simon,
Responsável pela comunicação da II Revoada Missionária 

quinta-feira, 15 de março de 2012

II Revoada Missionária: profissionais dão início às atividades na Ilha de Marajó


II Revoada Missionária: profissionais dão início às atividades na Ilha de Marajó


Os profissionais missionários que participam da II Revoada Missionária na Ilha de Marajó já chegaram á casa de missão da RCC Brasil em Afuá (PA). Eles foram acolhidos na última terça-feira (13) em Macapá pelo coordenador estadual da RCC Amapá, Dário Araújo. De acordo com Andrea Marcílio, coordenadora da II Revoada, a acolhida foi calorosa e demonstrou a satisfação do estado em receber o projeto. “Fomos carinhosamente acolhidos por todos. Que bom poder contar com a dedicação dos membros do nosso movimento”, destacou.

No dia seguinte, os missionários já deram início aos trabalhos. Após participarem da missa, em que foram apresentados à comunidade, eles partiram para uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde com o secretário interino e a supervisora do hospital do município. “Conseguimos firmar a parceria com a prefeitura de Afuá que gentilmente nos disponibilizou um barco para visitarmos as comunidades ribeirinhas, além de remédios que serão utilizados nos atendimentos por nossa equipe multidisciplinar, composta por enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, dentista, estudante de arquitetura e de jornalismo, além do médico que chega ainda esta semana”, disse Andrea.

Os profissionais visitaram ainda o hospital municipal, o posto de saúde e o local que abriga os serviços de odontologia. Eles conversaram com os profissionais locais para conhecer a realidade patológica de Afuá. À tarde, eles partilharam sobre a missão e visitaram famílias de crianças assistidas pelo Projeto “Anjo da Guarda”. Durante a noite, os missionários participaram de uma missa de cura e libertação com os membros do grupo de oração “Cristo Libertador” e, em seguida, iniciaram a vigília da casa de missão. “Essa vigília é uma resposta a todo povo de Deus que confia em nossas orações”, disse a missionária da casa de Afuá, Ariene Patrícia.

Formação de Promoção Humana

Nesta quarta-feira (13), as atividades começaram bem cedo, às 5h40 da manha, e será assim durante os dez dias de missão, já que há muitas famílias a serem visitadas e algumas comunidades ficam distante do centro de Afuá. Os missionários fizeram a oração da manha, participaram da missa e fizeram adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, Loiva Menezes, coordenadora nacional do ministério de promoção humana aplicou uma formação para os missionários. “Muitos, quando assumem o carisma da promoção humana se sentem chamados a ir além do grupo de oração, de ser um agente transformador do ambiente em que estão inseridos. Nosso objetivo deve ser resgatar, a partir da experiência de pentecostes, a dignidade humana”, explicou.

De acordo com Loiva, atualmente, em todos os estados do Brasil existem projetos sociais que nasceram a partir da iniciativa da RCC local. Após a formação os missionários trabalharam na embalagem dos novos uniformes que serão entregues, no sábado (17), para as 120 crianças assistidas pelo projeto da RCC Brasil “Anjo da Guarda”. “Durante a tarde o foco é a visitação de mais casas. Até sábado realizaremos atendimento às famílias que vivem na área de invasão. Já no próximo domingo visitaremos as comunidades ribeirinhas”, adiantou Andrea Marcílio.








Por Jersey Simon, responsável pela comunicação da II Revoada Missionária

sábado, 10 de março de 2012

Quando Deus quer tudo é possivel

Há três anos e meio  iniciamos as oficinas de artesanato na comunidade de São José Operário,  com muita dificuldade financeira, falta de espaço físico, material de trabalho,  enfim,  as dificuldades eram muitas, mas a certeza de que Deus queria fazer algo através destas atividade não nos impediram de continuar lutando, sonhando e incentivando as adolescentes e senhoras de que eram capazes de mais muito mais.Quando Deus quer tudo é possível
Há três anos e meio  iniciamos as oficinas de artesanato na comunidade de São José Operário,  com muita dificuldade financeira, falta de espaço físico, material de trabalho,  enfim,  as dificuldades eram muitas, mas a certeza de que Deus queria fazer algo através destas atividade não nos impediram de continuar lutando, sonhando e incentivando as adolescentes e senhoras de que eram capazes de mais muito mais.
No inicio do ano de 2011  incluímos as  oficinas de artesanato nas atividades do Projeto Anjo da Guarda, para que o objetivo deste projeto fosse num todo acompanhar não somente as crianças apadrinhas mas abranger sua famílias, assim  as oficinas deixaram de ser apenas oficinas para se tornarem uma atividade  de produção chamada de ANJO ARTES.

No dia 28 de fevereiro de 2012 viajei para o Rio de janeiro para receber o premio de melhor iniciativa entre os projetos sociais destinados as comunidades carentes do estado do Para.

Para nós que cremos isso é resposta de Deus, dizendo que quando Ele quer, nada pode impedir. Concorremos com 232 mil ações em todo o Brasil, e fomos escolhidos como o projeto para representar o estado do Pará.

É resposta de Deus para dizer que quando nos colocamos a serviço do irmão ele faz o resto. Para tantos poderia ser simplesmente um prêmio qualquer, mas para nós que sonhamos junto com as mulheres e adolescentes, que choramos tantas vezes pela situação de cada uma delas, hoje vemos da parte de Deus um consolo, e reconhecimento a nível nacional. 

Tivemos a oportunidade de mostrar a tantas pessoas que lá estavam e muitos outros através dos meios de comunicação, onde estão os verdadeiros heróis desta nação, aqueles que nos lugares mais longínquos deste Brasil estão lutando para sobreviver.

No momento em que recebi o prêmio foi com alegria que diante de todos ofereci ao povo marajoara, às Marias, às Beneditas,  às Raimundas.

 A emoção de poder representa-las naquele lugar foi indescritível.
Poder estar lá como RCC, quando ouvi chamar para receber o prêmio o “Projeto Anjo da Guarda da Renovação Carismática Católica”, soou como musica aos meus ouvidos, saber que estava lá em meio a grandes celebridades o nosso querido movimento sendo rosto e memória de pentecostes nos gestos e ações.


No momento em que celebramos 45 anos da Renovação Carismática, louvo ao Senhor por tantas graças concedidas a esse pequeno rebanho.

Virtes Romani











sexta-feira, 2 de março de 2012

Missão Marajó recebe prêmio ANU

Missão Marajó recebe prêmio



As atividades do projeto Anjo da Guarda desenvolvidas pela Missão Marajó da RCCBRASIL foram premiadas nesta terça-feira (28) na cidade do Rio de Janeiro. O prêmio ANU, iniciativa da ONG CUFA (Central Única das Favelas),visa reconhecer ações de desenvolvimento humano e social realizadas em favelas em todo o território.

O trabalho das oficinas de artesanato realizado junto as mães das crianças atendidas pelo projeto Anjo da Guarda foi eleito como o mais significativo no estado do Pará e, por isso, recebeu o prêmio Anu Dourado e participou também na votação nacional.



A missionária Virtes Romani representou a Missão Marajó na cerimônia de premiação. Ao falar sobre a ocasião, ela ressalta a importância do fato: “A visibilidade que o prêmio deu ao Movimento, à missão e ao projeto Anjo Guarda foi grande. Até mesmo os artistas ficaram comovidos quando falei da realidade do Marajó e da presença da Igreja naquela terra. Creio que, com isso, saímos um pouco do anonimato”. Mesmo ficando apenas com a premiação estadual, a alegria em ver o trabalho reconhecido pela sociedade é grande: “Em Cristo, somos todos vencedores!”, finaliza a missionária.

Entenda a premiação

O prêmio divide-se em três etapas. Primeiro, são selecionadas diversas experiências desenvolvidas em cada estado. Depois, uma dessas iniciativas é eleita por voto popular como representante estadual. E por fim, novamente por voto popular, são premiadas as três melhores iniciativas no país.

Fonte: www.missaomarajo.org.br