O Senhor nos brindou com um grande presente para a casa de missão em Afuá no aniversário de 4 anos de Missão Marajó, Ele quis nos contemplar com um retiro de formação com nosso querido padre Manoel Nunes (sabedoria em pessoa).
Iniciamos nosso retiro na quinta-feira, 3 de abril por volta das 6h45min da manhã e encerramos nos abado, 5 de abril à noite com a celebração da Santa Missa e uma partilha enriquecedora par todos os participantes.
Os temas que padre Manoel nos propôs foram maravilhosos. Pela manhã iniciávamos com oração na capela do Santíssimo, após a oração servíamos o café da manhã e na sequencia uma reflexão e deserto.
Quinta-feira pela manhã nós refletimos sobre o tema “Uma luz no meu caminho” (BentoXVI), Quinta-feira à tarde refletimos sobre “Mecanismo de defesa”, E a noite “Celebramos a Santa Missa” e partilhamos sobre as reflexões do dia.
Sexta-feira pela manhã, o tema foi “As tentações de Jesus” (Parte I), Sexta-feira à tarde, refletimos “As tentações de Jesus” (Parte II) e A noite, “Missa de Ação de Graças pelos 4 anos da Missão Marajó” com direito a discursos e choros e muita emoção.
Sábado pela manhã voltamos a nossa rotina e refletimos, “O que o Redentor do mundo veio fazer?” (discipulado – Parte I), Sábado à tarde, “Ser chamado e ser enviado não se exclui. A quem são enviados? Para quem são enviados?” e por fim, a noite “Missa de encerramento do retiro” com partilha das reflexões no final.
Ao padre Manoel nosso carinho e agradecimento pela grandeza de alma, pela simplicidade como nos conduziu e pela profundidade nos temas. Como foi bom convivermos nestes dias, com certeza teremos mais animo e coragem para continuar na missão. Que Deus abençoe nosso querido diretor espiritual.
Este foi nosso presente de aniversário, a grande maioria pode ter esquecido esta data mas Deus não esqueceu, porque Ele sonhou este projeto e não somente sonhou, mas deu ousadia a tantos para que acontecesse esta missão.
A todos que de uma maneira ou de outra estiveram e estão envolvidos com a Missão Marajó, nosso carinho e nossas preces, continuem rezando e nos ajudando nesta missão tão bonita.
Viva, viva a Missão Marajó!!
Virtes Romani